VOLTAR

Instituto de BC lança site para valorização da cultura indígena

Diarinho - https://diarinho.net
22 de Ago de 2023

Portal reúne fotografias e ilustrações dos artesanatos feitos em Santa Catarina

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Publicado 22/08/2023 08:00

O Instituto de Documentação Socioambiental Hügato, de Balneário Camboriú, lançou um novo site com o objetivo de incentivar a valorização dos povos indígenas de Santa Catarina. O portal etnoarte.com.br, do Projeto Sociocultural Etnoarte, serve para divulgar o artesanato produzido pelos povos originários, como cestaria, madeira, plumária, pintura corporal, cerâmica e adornos, por meio de fotografias e ilustrações. A direção é do professor e indigenista Ricardo Gallarza.

Além do site, e do Instagram (/etnoarte), o professor realizou palestras sobre a cultura indígena em escolas municipais de Balneário Camboriú. Nos encontros, apresentou algumas das peças artísticas produzidas por indígenas de várias etnias no Brasil. Em Santa Catarina, destacam-se os povos Guarani, Xokleng e os Kaingang.

"Etnoarte" se refere à forma de expressão artística que surge das práticas culturais de determinados grupos. O projeto foi selecionado pelo prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura e busca valorizar a preservação do patrimônio cultural.

https://diarinho.net/materia/646282/Instituto-de-BC-lanca-site-para-val…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.