VOLTAR

Instituto Chico Mendes participa do I Sergipe Flora

ICMBio - www.icmbio.gov.br
04 de Dez de 2008

Pela primeira vez a cidade de Aracaju reunirá diversos setores da cadeia produtiva de Sergipe no I Encontro Nordestino da Floricultura, Paisagismo e Jardinagem, o Sergipe Flora, no Centro de Convenções (CIC), no período de 5 a 7 de dezembro. O evento contará com a participação de expositores locais e dos estados de São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal que atuam nesses segmentos, como também, serão apresentados cursos, oficinas e clínicas, ministrados por profissionais, estudiosos e pesquisadores das mais variadas áreas desse segmento.

A Abertura oficial do I Sergipe Flora será nesta sexta (5), às 19h30 no CIC com a presença do Secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana de Oliveira, o Secretário da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, o Superintendente do Ibama no estado de Sergipe Manoel Rezende Neto, o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo, entre outras autoridades.

Do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram convidados a participar do evento como expositores e contribuirão como palestrantes o analista e educador Ambiental Phd em Ecologia Genebaldo Freire Dias, sergipano de Pedrinhas com 20 livros publicados na área, e a analista ambiental, ecóloga e orquidófila Lou Meneses, coordenadora do Projeto Orquídeas do Brasil, do Orquidário do Ibama/DF, com sete livros publicados e premiada internacionalmente.

Haverá ainda a participação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, que contribuirá com exposição e atividades lúdicas para a meninada, trazendo pela primeira vez a Sergipe o seu mascote, o tamanduá Bandeira Labareda; do Centro Nacional de Informações Ambientais (Cnia), com as publicações do Ibama, e a Assessoria de Comunicação com a exposição Biomas Brasileiros.

O ICMBio será representado pela direção da Floresta Nacional do Ibura, com doação de mudas nativas, e a participação efetiva da Superintendência do Ibama em Sergipe na realização do evento, juntamente com a Embrapa, Banco do Nordeste e Associação Sergipana de Defesa da Fauna e Flora (Asdef).

O evento contará com várias atividades como os cursos de cura por meio dos alimentos e das plantas medicinais, ministrados pelo médico, homeopata e especialista em saúde pública Márcio Bontempo; Cogumelos funcionais na saúde humana, por Araildes Fontesda da Embrapa/DF; Arte floral - decoração de igrejas e festas, por Paulo Yoshima/DF; micropropagação de abacaxi ornamental e bromélias, por Ana Silvia Ledo- Embrapa/SE.

Estão previstas ainda as oficinas de cultivo de cactos e suculentas, ministrada pela professora Leonor Campos; Como cultivar bonsais, por Carlos Góes, e Como cultivar orquídeas, combate as pragas e doenças, por Loislene da Emater/DF.

Além dos cursos e oficinas o encontro oferecerá as seguintes Clínicas: Problemas na Comercialização em Floriculturas, tendo como palestrante Alonso Lamas; Aplicação da Biotecnologia na Produção de Plantas Ornamentais, por Ana da Silva Ledo; Adubação de Plantas e Flores, Embrapa/SE e A Arborização no Ambiente Urbano, por Maria Salete Alves Rangel, da Embrapa/SE.

Para a realização do I Encontro Nordestino de Flora, Paisagismo e Jardinagem, os organizadores do evento obtiveram o apoio oficial do Governo do Estado de Sergipe, da Secretaria de Desenvolvimento Economico Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Cultura, Sebrae, da TV Cidade e da Infonet.

A organização do evento informa aos interessados que desejam participar dos cursos, oficinas ou clinicas, que as vagas para algumas das atividades são limitada e a inscrição poderá ser feita pelo e-mail sergipeflora@infonet.com.br, ou no local do Evento. Será cobrado o valor de R$ 30 a 60, dependendo das atividades escolhidas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.