VOLTAR

Instituto Chico Mendes e Naturantins acertam ações conjuntas em UCs de Tocantins

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
05 de Ago de 2009

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmou no dia 21 de julho Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão estadual de meio ambiente. O objetivo é implementar ações conjuntas de proteção e consolidação entre as unidades de conservação Estação Ecológica (Esec) Serra Geral do Tocantins e Parque Estadual do Jalapão.

De acordo com a chefe da Esec Serra Geral do Tocantins, Lila Lindoso, o acordo serve para oficializar uma parceria que já existe entre as unidades. "O termo prevê ações conjuntas de proteção, de monitoramento da biodiversidade, o que já acontece na prática. Temos, por exemplo, um plano de ação conjunta para preservar o pato mergulhão, espécie ameaçada de extinção, que mobiliza os técnicos de ambos institutos", afirma Lindoso.

Ela explicou também que a parceria, embora não tenha este objetivo, deve, na prática, favorecer a implantação do corredor ecológico do Jalapão, um projeto que está sendo articulado entre o ICMBio e a Jica (uma agência ambiental japonesa). Segundo Lila, os projetos a serem executados pelo acordo entre ICMBio e Naturantins estão em fase de gestação.

A próxima etapa do termo de cooperação, ainda segundo ela, é a elaboração e implementação de planos de ações específicos para a conservação da biodiversidade, ações de proteção e monitoramento e para iniciativas que visem envolver os diferentes setores da sociedade na construção de um desenvolvimento regional sustentável.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.