VOLTAR

Instituto apóia lançamento do livro de fotografias sobre a Costa dos Corais

ICMBio - www.icmbio.gov.br
03 de Dez de 2010

Na próxima quinta-feira (8), será lançado o livro de fotografias "Costa dos Corais", de autoria do arquiteto, fotógrafo, escritor e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, Miguel von Behr. O lançamento será às 20 horas, no restaurante Carpe Diem, na 104 Sul, em Brasília.

Como contribuição ao esforço do Ibama, Instituto Chico Mendes e de outras instituições voltadas à preservação e proteção da região, o livro descreve as iniciativas de conservação de ecossistemas, a exemplo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais - a maior unidade de conservação marinha brasileira gerida pelo ICMBio, além dos projetos Orla, Peixe-boi Marinho e Cavalo Marinho.

O livro conta com prefácios da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e da secretária Nacional do Patrimônio da União, Alexandra Reschke. Os próximos volumes, prontos para serem publicados são "Pampa Gaúcho" e "Marajó - Barreira do Mar", este último representando o bioma Amazônia.

O patrocínio ficou por conta da Caixa Econômica Federal e apoio da Infraero, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodivesidade (ICMBio), Ibama e Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Roaunet.

Terceiro volume do selo editorial Série Ecossistemas Brasileiros, o livro revela, em suas 264 páginas, 210 fotografias multicoloridas, além de mapas e reprodução de documentos históricos, remontando toda história, cultura e natureza da região litorânea nordestina da Costa dos Corais.

A obra sai pela Somos Editora, de São José dos Campos, São Paulo, especializada na divulgação e defesa do meio ambiente e da valorização da cultura brasileira. O primeiro foi Jalapão - Sertão das Águas, representando o bioma cerrado e o segundo, Quixadá - Terra dos Monólitos, mostrando a riqueza da caatinga cearense.

Também conhecida como Costa dos Arrecifes de Corais ou Costa Dourada, a Costa dos Corais é um polo turístico localizado no Nordeste, entre Maceió e Recife, mais especificamente entre Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco e Paripueira, no litoral norte de Alagoas.

Segundo o autor, Miguel von Behr, "os corais brasileiros são verdadeiros oásis marinhos, únicos em todo o Atlântico Sul, mas ameaçados de extinção devido à elevação da temperatura das águas, provocada pelo aquecimento global".

Esses ecossistemas atuam na proteção da orla marítima contribuindo para o incremento da economia local, do turismo e da pesca de subsistência das populações tradicionais que dependem direta ou indiretamente deles para sobreviver. Os corais desempenham importante papel também no desenvolvimento e na reprodução de diversas espécies de peixes.

O autor destaca na obra a história da ocupação humana na região, além da exuberância da fauna e flora, da rica cultura local, como o Folguedo das Caboclinhas, de Barra do Camaragibe, a saborosa cozinha, criada pelos índios e temperada pelos portugueses, além das jangadas e jangadeiros. "É um livro para estudo e consulta e para quem deseja conhecer melhor a Costa dos Corais e se preocupa com seu futuro sustentável", destaca von Behr.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/instituto-apoia-lancamento-do-livro-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.