VOLTAR

Instituto Akatu integra a Aliança pela Água

Akatu - www.akatu.org.br
29 de Out de 2014

Instituto Akatu integra a Aliança pela Água

por Equipe Akatu
29 out 2014

Foi lançada hoje (29/10), com participação do Instituto Akatu, a Aliança pela Água, coalizão de organizações da sociedade civil para contribuir com a construção de segurança hídrica em São Paulo.
A Aliança permitirá coordenar várias iniciativas já em curso, potencializando a capacidade da sociedade de debater e executar novas medidas. Propõe um jeito diferente de lidar com a crise: de forma compartilhada, com responsabilidades específicas, baseado no engajamento e no diálogo entre diferentes segmentos da sociedade e de governo.
Foram determinadas duas metas para a Aliança: uma meta de curto prazo, que é chegar a abril de 2015 em situação segura para enfrentar mais um período de estiagem. A segunda meta, de longo prazo, pretende implantar um novo modelo de gestão da água, que garanta um futuro seguro e sustentável para os moradores de São Paulo (estabilidade social, econômica e ambiental). Além disso, há 10 ações de curto prazo e 10 de médio e longo prazos com recomendações para governo federal, estadual e municípios.
Foram apresentadas no evento iniciativas da sociedade civil como Campanha Cisternas Já, o Movimento Água para São Paulo (The Nature Conservancy), ações de restauração florestal na Cantareira (desenvolvidas pelo IPÊ) e o projeto do filme Volume Vivo, que trata da crise da água de 2014.
Em outubro, o Instituto Akatu lançou a campanha #águapedeágua, de mobilização da sociedade pelo consumo consciente de água.
[SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA #ÁGUAPEDEÁGUA, DO INSTITUTO AKATU]
Iniciativas e organizações que fazem parte da Aliança:
- Associação Águas Claras do Rio Pinheiros - AACRP
- BEM TE VI Diversidade
- Campanha Cisternas Já
- Cidade Democrática
- Coletivo Curupira
- Espaço - Formação, Assessoria e Documentação
- RPPN Fazenda Serrinha
- Grupo Permacultores
- Greenpeace Brasil
- GT Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo
- InfoAmazônia
- Iniciativa Verde
- Instituto 5 Elementos - Educação para a Sustentabilidade
- Instituto Akatu
- Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental
- IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor
- Instituto Mutirão
- IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
- Instituto Socioambiental
- Mapas Coletivos
- Minha Sampa
- Rede de Olho nos Mananciais
- Sala Crisantempo
- SOS Mata Atlântica
- TNC - The Nature Conservancy
- Virada Sustentável
- Volume Vivo (documentário)
- WRI Brasil
- WWF- Brasil

http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Instituto-Akatu-integra-a-Alia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.