VOLTAR

Iniciada última fase do defeso do caranguejo-uçá

G1 - http://g1.globo.com/
18 de Mar de 2018

Iniciada última fase do defeso do caranguejo-uçá
Proibição vai de domingo (18) até sexta-feira (23).

Por G1 SE, Aracaju
18/03/2018 19h55 Atualizado há 15 horas

Começou neste domingo (18) a última fase do defeso do caranguejo-uçá no estado de Sergipe. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o período vai até sexta-feira (23).

A medida do órgão é para proteger a reprodução dos crustáceos que, ocorre no período conhecido como 'andada', e quando ocorre o acasalamento e as fêmeas colocam os ovos. Como eles saem das tocas, a captura fica mais fácil.

A Instrução Normativa Interministerial no6 de 2017 proíbe que neste período se faça a captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie. Além de Sergipe, outros nove estados deve seguir a mesma orientação. São eles Bahia, Alagoas, Pernambuco, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí.

Estabelecimentos com atividades relacionadas ao uso do caranguejo-uçá deverão informar, ao Ibama ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a relação detalhada dos estoques do animal até o último dia útil que antecede cada período de andada. Os estoques transportados devem estar acompanhados, da origem ao destino final, e de autorização emitida pelo Ibama.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/iniciada-ultima-fase-do-defeso-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.