VOLTAR

Iniciada demarcação do Parna

Diário do Pará
08 de Jan de 2005

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de Itaituba iniciou, no último dia 03, o trabalho de demarcação e levantamento fundiário pelas comunidades de São Manuel e Nova Integração (município de Itaituba/PA).
Esta semana o trabalho foi voltado para a mobilização comunitária para o cadastro fundiário, na próxima semana, com a chegada de outros técnicos, começa a parte da implantação dos marcos dos vértices do parque e o levantamento das áreas degradadas.
O Ibama mantém diversas ações para cumprir o que foi combinado no termo de compromisso com as comunidades. Para isso, técnicos do Parque acompanham todas as etapas de campo realizadas pela empresa ETOP. Além disso, o órgão tem procurado discutir junto com líderes das 14 comunidades de entorno, todos os detalhes do trabalho. O conselho consultivo, através de alguns representantes participa da execução das ações.
A demarcação e a manutenção do Parque é uma estratégia para preservação da biodiversidade, uma das demandas mais apontadas durante a Oficina de Planejamento Participativo de Comunicação e Educação Ambiental, realizada em Itaituba nos dias 27 e 28 de novembro de 2004. Esta semana foram entregues aos parceiros o relatório contendo todo o planejamento executado durante aquela oficina, para os próximos dois anos. Essa é mais uma etapa da gestão ambiental compartilhada entre o IBAMA e a cidade de Itaituba.
Criado em 1974, o PARNA da Amazônia, situa-se à margem esquerda do Rio Tapajós e cobre 994 mil hectares. Isso representa 11,5% da extensão do município de Itaituba. Como em toda a Amazônia, o município tem proporções gigantescas, equivale a uma vez e meia a extensão do estado do Rio de Janeiro.
Os superlativos da geografia se repetem na beleza cênica e na biodiversidade local. Com inúmeras praias de água doce, o Parque abriga uma notável fauna aquática e espécies ameaçadas como o tamanduá-bandeira (Mymercophaga tridactyla), o tatu-canastra (Priodontes maximus), o

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.