VOLTAR

INFOIRN

Infoirn-São Gabriel da Cachoeira-AM
03 de Set de 2002

Em reunião ocorrida no final do mês de agosto, a diretoria da FOIRN, apresentou ao Conselho Administrativo, relatórios de atividades desenvolvidos nos últimos seis meses do projeto Distrito Sanitário Especial indígena do rio Negro (DSEI/RN) - DSEI - Unidade administrativa que executa os serviços de saúde junto às aldeias indígenas e é responsável pela articulação das demandas respectivas junto ao SUS.
Com um recurso de mais de R$4.000.000,00 a FOIRN atende as regiões de Waupés, Papuri, Tiquié e Içana, uma população de aproximadamente 14.000 habitantes, com a Assistência Médica, Assistência Odontológica, Imunização, Educação em Saúde, Capacitação e Supervisão dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS), Controle da Tuberculose, Controle do Tracoma, Controle das verminoses mais prevalente, Saúde Materno Infantil e Controle das doenças crônico degenerativas. Os recursos humanos contratados pelo projeto totalizam mais de 200 pessoas entre profissionais de nível médio e superior, dos quais 90% são profissionais indígenas. Conforme o relato da Yéssica Milagros, coordenadora técnica do distrito, "A assistência nas comunidades indígenas, feita pelos profissionais de saúde da FOIRN, tem consolidado o objetivo básico e garantia da assistência diferenciada nas comunidades através do DSEI". Segundo o relatório, as doenças mais na região comuns tem sido: distúrbios digestivos em primeiro lugar, seguido por doenças respiratórias e doenças dermatológicas. O relatório também aponta os nascimentos ocorrido na região nos últimos 06 meses, um total de 135 pessoas. Na comunidade que ocorreram maior número de nascimento foi a de Canadá, no rio Ayari(Içana) com 21, seguido por Tucumã Rupitá, no alto Içana, com 17, e Iauareté com 15. Baseado no relatório os conselheiros aprovaram os trabalhos executados pelas equipes, porém recomendaram ampliação e reformas de pólo-bases, como por exemplo, no rio Waupés e capacitação e formação de agentes indígenas de saúde.

A assistência nas comunidades indígenas, feita pelos profissionais de saúde da FOIRN, tem consolidado o objetivo básico e garantia da assistência diferenciada nas comunidades através do DSEI"

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.