VOLTAR

InfoAmazonia: o desafio dos dados atualizados

O eco - http://www.oeco.com.br
Autor: Gustavo Faleiros
13 de Ago de 2012

Nas últimas semanas, o projeto de mapas interativos InfoAmazonia realizou sua primeira atualização nos dados sobre desmatamento e fogo. O usuário da plataforma pode encontrar ali os números de alertas de desmatamento de janeiro a julho deste ano no Brasil. Os dados de focos de calor cobrem os nove países da Amazônia e mostram em grande detalhe as queimadas do último mês de julho, além do índice de frequência de queimadas. Todos os dados são abertos e estão disponíveis para download (clique aqui - http://infoamazonia.org/pt/dados/)

O projeto InfoAmazônia é uma parceria de ((o))eco com a ONG Internews e apoio da Climate and Development Knowlege Network (CDKN) e da Knight International Journalism Fellowship. A plataforma agrega notícias de diversos meios de comunicação sobre a maior floresta tropical do planeta e faz cruzamento com dados compartilhados por governos, universidades e institutos dos países amazônicos.

Os dados do desmatamento, provenientes do sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, são destacados em vermelho para distinguir das bases de dados que mostram o desmatamento histórico. No Brasil, o Deter é utilizado para gerar alertas de desmatamento mensais. Já o sistema Prodes -- que em InfoAmazonia é vizualizado pela cor amarela -- fornece os dados verificados, a conhecida taxa anual de desmatamento. Já os dados sobre fogo são disponibilizados pela NASA através do sistema FIRMS. Ele são visulizados em três formas: número de focos mensais, um agregado da frequência de incêndios por áreas do mapa entre 2000 e 2012 (julho) e os focos mais intensos também no mesmo período.

A equipe de ((o))eco já vinha trabalhando na atualização de notícias sobre os mapas interativos desde o lançamento de InfoAmazonia durante a Rio+20. Mas o desafio maior foi garantir a melhor visualização de bases de dados bastante extensas.

As bases de dados são disponibilizadas, pelo INPE e pela NASA, em diferentes formatos, como KML, utilizado no Google Earth, ou tabelas Excel. Em InfoAmazonia as atualizações foram feitas através de arquivos Shapefile (SHP). A visualização dos dados no site InfoAmazonia é feita através do API da plataforma de mapas MapBox, produzida pela companhia americana Development Seed, que trabalhou em parceria com o time de ((o)) eco no desenvolvimento e atualização dos mapas.

Colabore para melhorar a informação sobre a Amazônia

O InfoAmazonia agrega notícias relevantes sobre as questões ambientais da floresta. Se você ler em seu site ou blog favorito informações que digam respeito a alguma localidade da Amazônia em seus nove países, envie o link para a notícia que você quer compartilhar e nós vamos geolocaliza-la em nossos mapas.

http://www.oeco.com.br/geonoticias/26339-infoamazonia-o-desafio-dos-dad…-?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+siteoeco+%28O+Eco%29

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.