VOLTAR

Inea tem novo presidente: Carlos Henrique Vaz, ex-Funasa

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Emanuel Alencar
08 de Out de 2019

Inea tem novo presidente: Carlos Henrique Vaz, ex-Funasa

RIO - O alto escalão ambiental do governo Witzel sofreu sua primeira grande mudança com vistas ao tabuleiro eleitoral de 2020. O atual presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Cláudio Dutra, deixa o posto e dá lugar ao administrador de empresas Carlos Henrique Vaz, que deixa o comando do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ). Vaz é uma indicação do advogado Lucas Tristão, secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais e homem de grande prestígio junto ao governador.

O engenheiro Cláudio Dutra é bastante próximo à secretária do Ambiente, Ana Lúcia Santoro, que por ora permanece no cargo. Ambos fizeram carreira profissional juntos da Fundação Rio Águas, órgão da prefeitura do Rio. Desconhecido na área ambiental, Carlos Henrique foi superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Rio. Quem o conhece o descreve como uma pessoa de personalidade forte e que não aceita ser contrariado.

Em uma página de rede social, o futuro presidente do Inea, que deve assumir em alguns dias, traça seu perfil: formado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio (Uerj) e tem MBA em Gerenciamentos em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Informa que trabalhou "durante quase 15 anos" na concessão Metroviária do Rio de Janeiro, "sendo um dos responsáveis pelo setor de suprimentos". De 2011 a 2013, acrescenta o currículo, Vaz ficou à frente de todo processo logístico de importação e nacionalização dos novos trens do Metrô Rio.

A saída de Dutra, com apenas nove meses de gestão, marca uma série de mudanças que deverão acontecer no órgão ambiental fluminense. Recentemente, cerca de dez indicações de Marcelo Delaroli (PR), o assessor do presidente Jair Bolsonaro e vice de Romário nas eleições de 2018, deixaram a Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Bibape), do Inea. As vagas ainda não foram preenchidas.

https://www.oeco.org.br/noticias/inea-tem-novo-presidente-carlos-henriq…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.