VOLTAR

Índios Yanomami ficam feridos após brigas no município de Mucajaí, RR

G1- http://g1.globo.com
Autor: Jackson Félix
12 de Jul de 2016

Três índios Yanomami ficaram feridos na manhã nesta terça-feira (12), no município de Mucajaí, região Sul de Roraima, após se evenvolverem em brigas. Segundo a Polícia Militar (PM), mais de 20 índios da mesma etnia estão acampados em um terreno abandonado no município e causam transtornos aos moradores do local, devido ao consumo excessivo de bebida alcoólica e brigas constantes.

Após denúncias de confusão no local, a PM se deslocou até o terreno para verificar a situação e encontrou um indígena com lesão na cabeça e desacordado. Em seguida, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que levou o homem para receber atendimento na unidade de saúde do município.

Pouco tempo depois, durante patrulhamento, a polícia recebeu a informação de que havia ocorrido uma nova briga entre os indígenas e, ao chegarem ao local, encontram mais dois índios feridos, um com uma lesão nas costas e outro amarrado e desacordado. Novamente o Samu foi acionado, mas como ainda estava atendendo a primeira ocorrência, a PM fez a condução dos indígenas ao hospital da região.

A polícia não soube informar o motivo da ocupação dos Yanomami, mas acredita que os indígenas se deslocam da região do Ajarani, onde vivem, até à sede do município para receber um benefício, como informou um dos índios à PM. Ainda segundo informações, os indígenas vivem em condições precárias, cercados de lixo e fezes no acampamento.

"Eles vêm caminhando da comunidade deles e aqui ficam a mercê. Se alojam e ficam até a Fundação Nacional do Índio (Funai) em Roraima vir buscá-los, mas acabam voltando novamente", disse um policial.

Moradores relatam que a presença dos índios na cidade causa transtornos à população. "O problema já dura alguns meses e os moradores reclamam, pois alguns índios ficam pedindo esmola, comida e ainda jogam pedras nas pessoas. Eles também abordam comerciantes e pedem cachaça", citou.

O caso foi levado ao conhecimento do delegado de Polícia Civil do município e a Coordenadoria de assistência ao Índio da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi acionada para providenciar a logística e levar os indígenas de volta para a comunidade.

O G1 entrou em contato com a Funai e aguarda retorno.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2016/07/indios-yanomami-ficam-fe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.