VOLTAR

Índios Xavante e posseiros disputam porta da Justiça Federal em MT

24 Horas News-Cuiabá-MT
Autor: Valdemir Roberto e Khadine Novaczyk
29 de Jan de 2004

Está acontecendo neste momento, na Justiça Federal, a audiência que decidirá quem fica com as terras da fazenda Suya-Missu, localizada no município de Água Boa, a 715 quilômetros de Cuiabá. A luta pela posse das terras é entre posseiros e índios xavantes.

Índios e posseiros estão aglomerados na porta da Justiça Federal esperando o parecer. São aproximadamente 50 índios e 50 posseiros. O local está cheio de faixas com frases como: "A terra é nossa! Os índios xavantes nunca estiveram lá." E por parte dos índios: "A terra é dos índios."

O posseiro, Dogmar Faleiros, diz que "os fazendeiros propuseram arrumar outra área para os índios." Mas o problema é que eles não querem sair de Suiá-Missú.

O advogado, Luiz Militão, e o prefeito de Água Boa, Mario Cesar, são representantes dos posseiros. Enquanto o advogado, Luiz Vasconcelos, representa os verdadeiros proprietários das terras, que possuem a escritura.

Os posseiros encontram-se na região há 12 anos, mas os índios xavantes dizem que as terras foram doadas a eles pelos proprietários da fazenda.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.