VOLTAR

Índios Wani-Wani reúnem-se com o Secretário Municipal de Educação

Prefeitura de Peixoto de Azevedo - http://www.peixotodeazevedo.mt.gov.br/
Autor: Edeir Júnior
27 de Jan de 2011

Lideranças indígenas da aldeia Wani-Wani estabelecida as margens da rodovia MT-322, a cerca de 200 km de Peixoto de Azevedo, estiveram reunidas com o Secretário Municipal de Educação, João Paulo Silva Souza, para reivindicar a transferência de responsabilidade do município de Colíder para Peixoto de Azevedo da escolinha anexa que funciona na reserva próxima do Rio Jarinã.

Segundo o Cacique, Ararapã, a aldeia está em território Peixotense, porém a escola indígena está sob a responsabilidade da Assessoria Pedagógica Estadual da cidade de Colíder. Em muitos casos ocorrem atrasos na entrega de materiais didáticos e merenda escolar devido a distancia, causando perdas e transtornos as mais de 69 famílias e conseqüentemente aos 34 alunos do ensino fundamental.

O Secretário, João Paulo, disse que está aguardando um posicionamento por parte da Assessoria Pedagógica de Colíder e da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) para dar legalidade a este processo de transferência. Se concretizada a agregação do estabelecimento de ensino, a escolinha passaria a ser sala multisseriada da Escola Indígena Roikore da aldeia Capoto Jarina.

Com isso a administração municipal daria celeridade ao processo de entrega de materiais didáticos, merenda escolar e disponibilização de professores. Outro tema discutido foi sobre o incentivo a produção de hortaliças, frutas, verduras, mel, farinha de mandioca, entre outros alimentos para o incremento da merenda escolar, já que 30% da aquisição a ser feita pela Prefeitura devem estar obrigatoriamente atreladas à agricultura familiar.

"Esperamos que esse sonho dos índios Wani-Wani se realize, e que possamos num futuro bem próximo construir uma nova escola naquela localidade. É justa a reivindicação, pois a escolinha realmente pertence ao município de Peixoto de Azevedo, mas ainda é de competência da Assessoria Pedagógica de Colíder. Assim que recebermos um sinal positivo da SEDUC, estudaremos a melhor forma de atendê-los", disse o secretário João Paulo Silva Souza.

O município poderá viabilizar cursos ligados a agricultura para qualificação dos índios e a fomentação de renda, já que a aldeia esta margeando o Rio Jarinã e tem uma área fértil e privilegiada.

http://www.peixotodeazevedo.mt.gov.br/noticias/shownoticia/?act=225

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.