VOLTAR

Índios votam sob protesto de famílias de jovens mortos em aldeia de MT

G1- http://g1.globo.com
02 de out de 2016

Cerca de 200 indígenas da etnia Enawenê-Nawê votaram neste domingo (2) sob protesto das famílias de dois jovens mortos em uma aldeia, no município de Juína, a 737 km de Cuiabá, no ano passado. Segundo o coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), naquele muncípio, Antônio Carlos da Silva, os parentes dos dois jovens carregavam faixas e gritavam palavras de ordem.

Os indígenas da aldeia Halaytakwa, a 153 km do município, foram levados em ônibus escolares até o local da votação. Eles votaram em quatro escolas públicas da cidade e retornaram por volta das 10h [horário de Mato Grosso] para a aldeia.

"Apesar do protesto, a votação foi tranquila. Eles chegaram bem cedo, esperaram as seções abrirem e votaram sem tumulto", disse o coordenador.

Para evitar os conflitos, pelo menos 500 militares do Exército devem atuar em 23 locais de votação de 11 municípios do estado "que apresentaram animosidade e beligerância entre algumas étnicas e exacerbadas disputas políticas", conforme solicitação feita pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Maria Helena Póvoas.

A situação de conflito em Juína já havia sido mapeada pelo órgão e ressaltada pelo general Luiz Fernando Baganha, comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.

"Há uma preocupação maior em locais como Juína, onde os índios acabam se deslocando para fora da aldeia para votarem e pode ocorrer conflitos entre índios e não índios, e nas próprias aldeias, onde pode ocorrer animosidades entre as diversas etnias", disse.

http://g1.globo.com/mato-grosso/eleicoes/2016/noticia/2016/10/indios-vo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.