VOLTAR

Índios vão às urnas em 23 seções

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Fernanda Bruni
30 de Set de 2002

Mesmo com o seu pioneirismo como habitantes do solo brasileiro, os índios, em todos os tempos, têm sido minoria em época de eleição. Mesmo assim, existem os que não abrem mão de ser cidadãos e vão às urnas votar naqueles que acreditam ser seus representantes, mesmo não sendo obrigados a votar. Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Gurupi existem, aproximadamente, dois mil votantes indígenas naquela região. Já em Araguaína, esse número chega próximo aos 700 eleitores, sendo que muitos índios votam em áreas urbanas. Todos eles receberam, da mesma forma que os eleitores das cidades, treinamentos para utilização das urnas eletrônicas.

O chefe de Serviço de Meio Ambiente da Funai em Gurupi, Gilson Garcia Nunes, confirmou que na eleição passada, em 2000, o município de Formoso do Araguaia teve um 1o suplente de vereador eleito e, em Tocantínia, foi eleito um índio Xerente como vereador. A chefe dos Serviços de Administração da Funai de Araguaína, Ana Benícia Martins Soares, afirma que no pleito passado, onde elegiam-se prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, um candidato índio foi eleito em Santa Fé. Dados de Gurupi e Araguaína, estimam que a população indígena existente no Estado do Tocantins esteja próxima aos oito mil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.