VOLTAR

Índios vão apresentar reivindicações a Lula em encontro em 10 de maio

Folha de Bo Vista-Boa Vista-RR
22 de Abr de 2004

Uma comissão de 20 lideranças indígenas, representando 31 tribos, e deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas se reuniram na manhã de ontem, no Palácio do Planalto, com o chefe de Gabinete do presidente da República, Gilberto Carvalho.
Os índios encaminharam ao presidente o documento Acampamento Terra Livre, no qual apresentam a pauta de reivindicações dos povos indígenas. Eles conseguiram agendar uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o próximo dia 10 de maio, quando serão discutidos os itens que preocupam os índios.
Entre os temas que serão discutidos com o presidente estão: a imediata homologação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol e mais rapidez no reconhecimento de terras indígenas, além da retirada de garimpeiros ilegais e invasores da terra indígena Cinta-Larga, em Rondônia, e da Reserva Yanomâmi, em Roraima. Os índios querem também o controle das ações de políticas públicas voltadas às comunidades indígenas.
O representante da Presidência da República comprometeu-se a analisar, até o dia 10 de maio, os itens do documento entregue. O deputado Edson Duarte (PV-BA), integrante da frente, disse que a violência também preocupa os índios, que apontaram cerca de 16 áreas onde há ameaça de conflitos, como o que aconteceu, recentemente, em Rondônia, que terminou com a morte de dezenas de garimpeiros.
"Eles acham que o que aconteceu ali [em Rondônia] é exatamente porque não há uma decisão do Governo em relação a essas áreas de conflito. Eles dizem que uma posição do Presidente da República será uma sinalização de que o Governo estará empenhado na definição de políticas públicas para a questão do índio", afirmou o deputado.
ESPERANÇA - Membros da comissão indígena recebidos hoje por Gilberto de Carvalho, chefe de gabinete da presidência da República, deixaram o Palácio do Planalto sem uma solução imediata, mas com alguma esperança de ver suas reivindicações acatadas na audiência marcada para o dia 10 de maio, com o presidente Lula.
"Ficamos esperançosos de que essa audiência trará resultados, como a demarcação e homologação das terras indígenas, principalmente da reserva Raposa/Serra do Sol", disse Júlio Macuxi, da maloca Maturuca. Até a data da audiência, os índios vão decidir o que fazer, mas cogitam a possibilidade de ficar acampados e mobilizados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.