VOLTAR

Índios vão apresentar projetos em agosto

Jornal do Tocantins - Palmas - TO
23 de Fev de 2001

Terminou ontem, em Palmas, a Oficina de Capacitação do Programa Demonstrativo das Populações Indígenas (PDPI), cujos projetos poderão ser apresentados a partir do segundo semestre, com teto máximo de R$ 240 mil por projeto, à Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), com sede em Manaus (AM), que os selecionará.

Iniciado na segunda-feira, o evento contou com a participação de índios do Tocantins, Sul do Pará e Norte do Mato Grosso. Juntos, eles tiveram o primeiro contato com o PDPI, um programa bancado pelo sete países mais ricos do mundo, o PPG-7, que vai destinar US$ 15 milhões para elaboração e execução de projetos que visem a conservação dos recursos naturais e melhorar a sustentabilidade social, econômica e cultural das comunidades indígenas.

Uma das parceiras do PDPI, a Coiab tem o papel de articular com todas as outras organizações indígenas a defesa de direitos básicos, como a saúde, educação, território e bem-estar das comunidades indígenas. Com base nisso, explica o coordenador da Coiab, Euclides Macuxi, é que nasceu o PDPI, pois até então a discussão dos problemas índios restringia-se aos gabinetes em Brasília. O que fizemos foi puxá-la para nós e nossa meta é transformar o PDPI em política pública do Estado.

As lideranças indígenas presentes ao PDPI criaram ontem a União dos Povos Indígenas Araguaia-Tocantins

(Upiat), que terá sede em Palmas e articulará os interesses das 15 organizações indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.