VOLTAR

Índios Terenas são expulsos de área de reserva no Iriri em MT

24 Horas News-Cuiabá-MT
Autor: Peixoto Online
12 de Out de 2005

No ano de 2002 Índios da nação Terena que estavam na região de Rondonópolis foram depois de muita luta, transferidos para Peixoto de Azevedo. Na época, a Fundação Nacional do Índio (Funai), definiu uma área no Vale do Iriri e gleba Jarinã região de reserva onde já estavam as nações Caiapós/Panará. Na semana passada, os Terenas foram surpreendidos pelos as nações vizinhas que chegaram fortemente armadas expulsando as famílias Terena que estavam na reserva.

A nação Terena chegou ao município de Peixoto de Azevedo no ano de 2002 e se instalou no Distrito União do Norte, onde construíram uma vila com escola, igrejas e casas de alvenaria. No local da reserva haviam sido construídas casas comunitárias, mas a área ainda não foi homologada pela Funai, e assim eles desconhecem os limites de sua reserva.

O cacique Cirenio Reginaldo Francisco, esteve na ultima sexta-feira, 07, em nossa redação, onde denunciou o descaso por parte da Funai, que até agora não fez a demarcação da área de reserva pertencente aos Terenas, solicitado pelo Incra e Ministério da Justiça. No dia 29 de setembro, índios pertencente às nações Caiapó/Panará que já estão na área de reserva há mais tempo chegaram, segundo o Cacique Cirenio, acompanhado de um motorista da Funai que atende pelo nome de Freire. O Cacique Terena disse que eram cerca de 20 guerreiros das duas nações, que ficaram por cerca de quatro dias comendo e caçando com a nação Terena, dizendo que queriam acertar os limites de cada uma das reservas.

Na conversa entre membros das nações indígenas, ficou acertado que aguardariam a chegada do cacique Raoni, que viria para ver questões relacionadas a madeireiros e palmiteiros que haviam invadido áreas de reserva sem autorização. Na segunda-feira, 03, os Caiapós/Panarás pegaram os Terenas de surpresa, assustando a todos, e levaram tudo que eles tinham na reserva, de panelas a motos serras, e disseram que não iria acontecer nada, que iriam aguardar a chegada do grande Cacique Raoni, para tomar uma decisão.

Na terça-feira, 04, Raoni chegou acompanhado de um representante da Funai por nome de Luiz Carlos. Os Caiapó/Panará se reuniram em um local reservado, e quando retornaram disseram ao Cacique Terena, Cirenio, que eles não aceitavam mais que ficassem naquela área. Cirenio diz que os Caiapó/Panará, falaram que eles não foram avisados nem pela Funai de Cuiabá e nem de Brasília da vinda dos Terenas para aquela região.

O cacique Cirenio conta que foram aproximadamente uma hora de terror, pois, os guerreiros Caiapó/Panará estavam com armadas pesadas, que ele nunca havia visto um Índio usar. I Cacique Terena disse ter ficado surpreso em ver uma nação indígena protegida pela Funai portando armas como aquela que ia de pistolas a espingardas calibre 12.

Os Índios Terenas fizeram denuncias junto ao Ministério Público e ao Incra, e agora aguardam uma resposta. Cirenio disse ainda que no inicio desta semana estaria chegando um representante da Funai que vai passar a responder por qualquer tipo de ação.

Os Índios Terenas conseguiram a transferência para a região de Peixoto de Azevedo, após os vários bloqueios que fizeram na Br-163 próximo a Rondonópolis. Mas até agora não tiveram a homologação de sua área de reserva, o que pode gerar conflito entre a eles e a nação Caiapó/Panará. Cirenio teme que isto aconteça, caso a Funai não tome providências urgentes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.