VOLTAR

Índios terena se reúnem com prefeito e podem interditar rodovia

Diário de Cuiabá-MT
15 de Jan de 2002

Está prevista para ser realizada hoje, por volta das 10h, uma reunião entre os índios terena, liderados pelo cacique Milton Rondon, e o prefeito de Rondonópolis (218 quilômetros de Cuiabá, ao Sul), Percival Muniz (PPS). A decisão foi tomada ontem, depois que os índios, ocuparam a sede da administração municipal e deram um voto de confiança ao prefeito, que se colocou a disposição para intermediar uma negociação entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os índios cobram a aquisição imediata de uma área de cerca de 8.500 hectares, na fazenda Tarumã, em Guiratinga (cerca de 70 quilômetros de Rondonópolis), para o assentamento de 75 famílias acampadas na região do Lago Azul. Se os índios não saírem satisfeitos da reunião de hoje, a promessa é de interdição por tempo indeterminado das BRs 163 e 364.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.