VOLTAR

Índios Terena reivindicam terras já demarcadas

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Paula Medeiros
19 de Set de 2003

Cerca de 50 índios Terena estão postados em frente ao Palácio do Planalto reivindicando uma audiência com algum representante do governo para tratar da questão das terras indígenas, no Mato Grosso do Sul. Eles reclamam que 17.200 hectares localizados na região, já considerados indígenas, estão ocupados por fazendeiros. Hoje, segundo o cacique Daniel Campos Filho, os cinco mil índios das nove tribos ocupam 2.090 hectares, considerados insuficientes.

O cacique reclama que até hoje as terras indígenas da região não foram demarcadas e que para chegar às aldeias os índios têm que passar por fazendas ocupadas por brancos. As terras ficam próximas às cidades de Sidrolândia e Dois irmãos do Buriti.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.