VOLTAR

Índios terão de desocupar mosteiro de Itaporanga-SP

Agência Estado - http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2009/mar/19/2356.htm
Autor: José Maria Tomazela
19 de Mar de 2009

Sorocaba - A Ordem Cisterciense da Igreja Católica requereu na Justiça Federal o despejo de 17 famílias de índios da etnia guarani que invadiram uma área pertencente aos monges de Itaporanga, no sudoeste paulista, a 365 quilômetros de São Paulo. O processo, que tramita na Justiça Federal de Ourinhos, foi suspenso hoje por um prazo de 40 dias para que os índios desocupem voluntariamente as terras e instalações dos padres. O acordo, conduzido pelo Ministério Público Federal, estabelece que a Fundação Nacional do Índio (Funai) buscará outra área para alojar a aldeia Tekoá Porã.

O grupo indígena é o mesmo que, no ano passado, já havia invadido a fazenda dos monges. Eles reivindicam terras de seus antepassados na região. Naquela ocasião, a Ordem Cisterciense não requereu a reintegração de posse e negociou a saída dos invasores. A aldeia foi realocada para um terreno próximo. Os índios alegam que área fica numa várzea, sujeita a frequentes inundações. O córrego que passa na área é poluído.

Na última cheia, no final de fevereiro, os índios decidiram abandonar o local e retornar para as terras que ocupavam anteriormente, na fazenda dos monges. A área, usada para produção agrícola e arrendamento, proporciona receita para a manutenção do mosteiro de Itaporanga, o principal da ordem no Brasil. O mosteirinho, também tomado pelos índios, é usado para retiros espirituais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.