VOLTAR

Índios tentam invadir fazenda no sul de MS

O Estado de S. Paulo-SP
Autor: João Naves de Oliveira
28 de Nov de 2001

Cerca de 300 índios guaranis-caiovás tentaram invadir a sede da fazenda Fronteira, em Antônio João, no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Eles chegaram a agredir com pauladas alguns funcionários, mas a intervenção da Polícia Federal evitou maiores consequências.

Os índios querem que o fazendeiro deixe de derrubar árvores da espécie macaúba na propriedade rural - a madeira é usada nas coberturas e paredes de casas indígenas.

Fiscais do Ibama vistoriam hoje a área. Se for constatada a retirada ilegal de madeira, os responsáveis serão indiciados por crime ambiental e multados, conforme antecipou a Polícia Federal de Ponta Porã. O prefeito da cidade, Dácio Queiroz (PMDB), é o proprietário da fazenda e nega a acusação feita pelos índios.

Os guaranis-caiovás estão acampados há dois anos e meio em área de 60 hectares da fazenda, aguardando a desapropriação do imóvel que consideram terra de seus antepassados, conforme pesquisa da Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.