VOLTAR

Índios tentam barrar colonos

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: VIVIAN EICHLER
13 de Nov de 2002

Fazenda deve ser desocupada

Cerca de 60 índios caingangues da Reserva de Serrinha, no norte do Estado, bloqueiam desde a manhã de ontem a RS-324, no km 109, em Ronda Alta.

A ação foi adotada para impedir a volta dos agricultores desalojados da área indígena e que estão acampados na sede da Fazenda Mattei, em Pontão. Troncos foram colocados sobre a pista. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, os índios apenas permitem a passagem de serviços médicos.

O prazo dado pelo Tribunal de Justiça para os colonos deixarem a Mattei expirou na segunda-feira. Ontem, a juíza Gladis Ferrareze, de Passo Fundo, requisitou força policial para a retirada das famílias. À tarde, os agricultores receberam o alerta do comando regional da Brigada Militar no Planalto Médio.

A BM deverá remanejar tropas de Santa Maria para acompanhar a retirada. A Secretaria da Justiça e da Segurança nomeará uma pessoa para assumir as negociações.

ENTENDA O CASO
o Cerca de cem famílias invadiram e estão acampadas na Fazenda Mattei
o A área de 1,4 mil hectares foi decretada como de interesse social pelo Estado
o Os Mattei contestam a venda compulsória e alegam subvalorização

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.