VOLTAR

Índios sul-americanos fazem assembléia geral em Miranda

Campo Grande News
Autor: Paulo Fernandes
06 de Dez de 2007

A 1ª Assembléia Geral da Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado - organização que envolve índios de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo - será realizada entre os dias 10 e 13 de dezembro na aldeia terena Cachoeirinha, em Miranda. O encontro contará também com convidados de Paraguai, Bolívia, Venezuela e Cuba.

O convite à população para participar do encontro foi feito pelo presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Pedro Teruel (PT). "É a chance de reunirmos representantes de aldeia de vários pontos do Brasil e de outros países para discutir soluções para o confinamento de famílias indígenas como em Dourados, por exemplo, onde 15 indígenas ocupam 3,5 hectares. Queremos mudar a imagem do Mato Grosso do Sul que nos últimos anos foi prejudicada em virtude dos casos de desnutrição indígena e desse terrível confinamento", disse.

Conforme a assessoria de imprensa de Teruel, no próximo dia 14 será feito um protesto pacífico contra o confinamento das famílias indígenas, em plena praça Ari Coelho, no centro de Campo Grande. Será uma manifestação diferente, com direito a atividades musicais, danças e a tradicional corrida de toras de buriti.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.