VOLTAR

Índios Suiá reconstroem aldeia na região tradicional

Midianews-Cuiabá-MT
02 de Abr de 2002

Os índios do Parque Indígena Xingu, da etnia Suiá, iniciaram o retorno para a região tradicional de seu povo, a Terra Indígena Wawi, hoje demarcada e agregada ao Parque. Até o final do ano, os Suiá pretendem finalizar a construção da aldeia tradicional com 15 malocas, erguidas em círculo. Para o local original, de onde foram transferidos desde a criação do Parque Indígena do Xingu, em 1961, os Suiá irão levar várias famílias e voltar a realizar festas tradicionais na área.

A Terra Indígena Wawi, situada no município de Querência, norte de Mato Grosso, tem 150.329 hectares e estava ocupada por fazendeiros. Os Suiá iniciaram a reocupação de seu território original desde o ano passado, quando fizeram o
plantio da mandioca.

Segundo o cacique Tamani, a prefeitura do município de Querência e a Funai estão apoiando o retorno dos índios para área tradicional que está sendo chamada de Aldeia Central, já que os Suiá vão continuar habitando em outras aldeias já existentes na faixa ao longo do rio Suiá-Missu até o Posto Diauarum.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.