VOLTAR

Índios sofrem com vícios urbanos

Correio do pov-Porto Alegre-RS
19 de Out de 2002

Indígenas na beira das estradas são vítimas do álcool

A comunidade indígena do RS enfrenta problemas semelhantes aos das populações urbanas. 'Os adolescentes também são vulneráveis ao alcoolismo e à drogadição', comparou o administrador regional da Fundação Nacional dos Índios (Funai), Neri Ribeiro. Estudo antropológico, realizado recentemente em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e lideranças indígenas, apontou que os índios assentados às margens das rodovias e nas aldeias nas proximidades dos centros urbanos estão mais propensos ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Das 18 comunidades pesquisadas, 55% enfrentam algum tipo de problema ocasionado pelo alcoolismo.

A Funai-RS e a Funasa desenvolvem trabalho em parceria para estancar o problema e evitar que crianças e jovens também passem a figurar no contingente de dependentes de bebidas alcoólicas e de drogas. Ribeiro mostra-se também preocupado com o vírus HIV: 'seria um grave problema de saúde pública'.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.