VOLTAR

Índios serão desarmados pela BM

Correio do Povo-Fortaleza-CE
08 de Jul de 2004

Operação na reserva de Ligeiro, em Charrua, foi definida ontem durante reunião em Passo Fundo

A Brigada Militar deverá promover o desarmamento dos homens leais ao cacique Danilo Braga, da reserva de Ligeiro, no município de Charrua, para tentar pôr fim ao conflito com caingangues dissidentes. A operação foi definida ontem, durante uma reunião na administração regional da Funai em Passo Fundo com o grupo divergente, que está acampado na cidade desde sábado. Não foram divulgados detalhes nem a data da ação, para evitar que, como em outras ocasiões, as armas acabem sendo escondidas.

Enquanto isso, as cerca de 200 pessoas expulsas da reserva pelos homens do cacique continuarão instaladas na sede da Associação dos Servidores da Funai. O líder dos dissidentes, Ermínio Franco Reis, disse que não existe clima na reserva para que o grupo volte antes que ocorra a operação. Segundo ele, os aliados do cacique estão fortemente armados e poderiam voltar a usar de violência. Ermínio relatou que soube que o cacique Danilo teria expulsado outras famílias que não concordavam com sua liderança. Esses índios teriam sido levados para a reserva de Cacique Doble.

O administrador da Funai, Neri Ribeiro, informou que, por sugestão do procurador da República Juarez Mercante, depois da operação do desarmamento, será feita uma consulta na comunidade indígena para saber se quer a permanência do cacique ou a realização de novas eleições. Segundo Ribeiro, a decisão da maioria será respeitada, mas ressaltou que Danilo ainda teria mais um ano de mandato pela frente. Osdissidentes esperam que o impasse seja solucionado logo, já que estão mal acomodados na sede da Associação dos Servidores da Funai, pequena para abrigar todos. No grupo estão 50 crianças. Alguns dos adultos exibem marcas do espancamento sofrido antes de deixarem a reserva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.