VOLTAR

Índios seguem para sede do governo do estado para entregar exigências

G1- http://g1.globo.com
17 de Ago de 2016

Caciques e integrantes da Comissão de Professores indígenas de Pernambuco, que ocupam desde segunda-feira (15) a Secretaria de Educação do estado, na Várzea, na Zona Oeste do Recife, estão seguindo de micro-ônibus para o Palácio do Campo das Princesas, sede governo pernambucano, na manhã desta quarta-feira (17). Os 32 representantes do movimento vão tentar se encontrar com o governador Paulo Câmara (PSB) e entregar a pauta de reivindicações sobre melhorias para a educação nas áreas de aldeias.

A ocupação da Secretaria de Educação reúne cerca de mil pessoas. Elas representam os 45 mil índios de 12 etnias que vivem no estado. Pernambuco tem a terceira maior população indígena do Brasil. Entre os principais problemas, de acordo com as lideranças, é a falta de uma política pública educacional voltada para os povos que residem no interior.

De acordo com Maria das Dores dos Santos, cacique da tribo Pancará, de Carnaubeira da Penha, no Sertão, as lideranças cobram a criação da categoria de professor indígena e a normalização do transporte escolar nas aldeias. "Queremos construir uma política pública em parceria com o governo", declarou.

Após a audiência no palácio, os índios pretendem retornar para a Secretaria de Educação. Dependendo dos resultados do encontro na sede do governo, poderão dar início ao processo de desmobilização.

Movimento

Na noite desta terça-feira (16), os índios que estão ocupando a sede da Secretaria de Educação foram recebidos pelo titular da pasta, Frederico Amâncio. A reunião se estendeu até as 22h sem definição. O encontro será retomado nesta quarta-feira (17), com horário a ser definido.

Nesta terça-feira (16), os portões do prédio foram fechados e os funcionários não tiveram acesso ao local. A ocupação aconteceu na segunda-feira (15), buscando chamar a atenção das autoridades para a situação das escolas públicas indígenas do estado, que, segundo o grupo, estão sucateadas.

Antes da reunião acontecer, os índios insistiam em ser recebidos pelo secretário de Educação, Frederico Amâncio, e pelo governador Paulo Câmara. "Nossa reivindicação é a política de transporte, a questão de criação da categoria do professor indígena, além de dialogar com o governador sobre as questões de assitência dos povos índigenas no estado dele", apontou a representante do grupo, Edilene Bezerra Pajeú.

Levantando cartazes, os indígenas entraram no prédio ainda na manhã da segunda. O grupo fez uma dança na área de convivência da secretaria. Os índios pedem a realização de concurso público para contratação de novos professores e melhor estrutura para as unidades de ensino.

Em nota, a assessoria da SEE informou que o secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio, junto com outros representantes do governo e da Assembleia Legislativa de Pernambuco, reuniram-se no início da noite desta terça-feira (16), na sede da Secretaria de Educação, no bairro da Várzea, com representações dos povos indígenas que estão ocupando a Secretaria, conforme acordado com eles. "Os povos e a comissão governamental ainda estão negociando os pontos apresentados e, amanhã (17), retomarão o diálogo", diz o texto.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/08/indios-seguem-para-sede-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.