VOLTAR

Índios se negam a deixar fazenda antes da colheita

IDEST - www.idest.com.br
30 de Mar de 2010

Os 300 índios que ocupam há seis meses a fazenda Petrópolis, em Miranda, disseram hoje de manhã ao ex-superintendente e funcionário da Funai (Fundação Nacional do Índio), Jorge Antônio Neves, que só aceitam deixar a área após colher a mandioca, milho e feijão, que plantaram no local.

A colheita deve ser concluída somente no fim de maio. Neste momento, o oficial de justiça e policiais federais estão a cinco quilômetros da propriedade, onde pretendem cumprir o mandado de reintegração de posse. O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu o processo de demarcação na propriedade, que pertence ao ex-governador, Pedro Pedrossian.

Há duas semanas os índios chegaram a pedir mais prazo para deixar o local, em reunião com representantes da fazenda. Eles alegavam, assim como agora, que antes queriam fazer a colheita, mas não houve acordo.

A área plantada é de 35 hectares. A fazenda tem 3 mil hectares e índios reivindicam um terço da área, alegando ser indígena. Eles chamam a área de "Aldeia Mãe Terra".

http://www.idest.com.br/sg/?noticia=17821

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.