VOLTAR

Índios são vacinados no Oeste

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: Darci Debona
31 de Ago de 2001

Em Chapecó, foram atendidos 75 Kaingang até cinco anos da Aldeia
Os índios se integraram às campanhas de vacinação. A Kaingang Nadir Vergueira foi ontem à tarde ao posto de saúde da aldeia Toldo Chimbangue para vacinar a filha caçula Inajara, de três anos.
A menina recebeu vacina contra a poliomielite e varicela, mas não gostou da injeção e acabou chorando. Mas a mãe sabe da necessidade de proteger a filha contra as doenças. Seu outros outros filhos completaram a carteirinha de vacinação.
Somente no Toldo Chimbangue foram atendidos 41 indígenas até cinco anos. Em Chapecó também foram vacinados 75 Kaingang da Aldeia Condá. A vacinação termina às 17h de hoje. O objetivo é ultrapassar os 91% registrados no ano passado das 16,3 mil crianças até cinco anos do município.
Nadir lembra que antigamente não havia tantas doenças. Mas com o contato cada vez maior com os brancos considera necessário precaução. A gente nem sabe que doença que pode chegar de tantas que surgiram, afirmou Nadir. Marilei Rodrigues também levou a sobrinha Aloma, de oito meses, para vacina. Francisca Ferreira levou os filhos Júnior, quatro anos, e Selena, três anos. Ela destacou que com as vacinações o número de doenças na aldeia reduziu bastante.
O posto de saúde que foi inaugurado há três meses também facilita. Antes os indígenas tinham que andar oito quilômetros até o Centro da cidade.
A enfermeira do posto, Eliana Rehfeld Gheno, diz que os Kaingang da aldeia Toldo Chimbangue são conscientes da necessidade de vacinação e realizam todas as doses da carteirinha. O cacique da aldeia também realiza reuniões onde destaca a importância da vacinação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.