VOLTAR

Índios são vacinados em cidades do extremo sul

A Tarde (BA)
09 de Mar de 2010

Uma população de mais de 11 mil índios pataxós começou a ser vacinada ontem em cinco cidades do extremo sul da Bahia contra a gripe A.

Ontem, em Santa Cruz Cabrália (a 507 km da capital), havia equipes da Fundação Nacional de Saúde nas comunidades indígenas de Coroa Vermelha, o maior aglomerado pataxó da região, com cerca de cinco mil índios, e nas comunidades de Barra Velha e Imbiriba ? esta última em Porto Seguro.

Segundo Jorge Araújo, chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena da Funasa na Bahia, hoje haverá equipes em Barra Velha e Aldeia Velha (Porto Seguro) e em Coroa Vermelha. A vacinação seguirá depois para comunidades indígenas em Prado, Belmonte e Itamaraju. Araújo não soube precisar quantas doses foram enviadas à região, mas garantiu que são suficientes para imunizar a população indígena.

Alguns índios, ontem, em Coroa Vermelha ficaram receosos de tomar a vacina, mas acabaram cedendo. Uma das que quase deixam para depois foi Rosicley Vieira França, 21. ?Não sei se posso ter alguma reação?, disse, sendo tranquilizada pela enfermeira.

O cacique Aruã disse que nenhum índio teve ainda caso confirmado de gripe A.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.