VOLTAR

Índios são vacinados contra mais de 15 doenças em Dourados

Dourados Agora
24 de Abr de 2007

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que teve início ontem, pretende imunizar um total de 25 mil pessoas com idades acima de 60 anos; cerca de 13 mil no perímetro urbano de Dourados e outros 12 mil nas aldeias. O Ministério da Saúde disponibilizou 20 milhões de doses a 65 mil postos do país e espera imunizar 11 milhões de pessoas, 70% da população idosa contra o virus Influenza.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) também abriu o Calendário de Vacinação para Povos Indígenas. A partir de um mês de idade eles serão vacinados contra mais de 15 doenças, inclusive a gripe, terceira causa de morte e hospitalização no Brasil.

De acordo com a coordenadora técnica do pólo da Funasa, Lídia Maria Montera, as vacinas vão contemplar moradores das aldeias Bororó, Jaguapiru, Lagoa Rica, e outras do pólo de Dourados. Para facilitar o acesso, as doses serão oferecidas no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM), igrejas e postos. A Funasa vai levar as vacinas a 60 mil índios no Sul do Estado.

Segundo o coordenador de Imunização do município, o enfermeiro Devanildo de Souza Santos, a meta é superar os resultados obtidos em 2006, com mais de 95% dos idosos imunizados em Dourados.

A Campanha iniciada ontem em todo território nacional vai até dia 4 de maio. As doses gratuitas para os acima de 60 estão disponíveis em todas as unidades de Saúde, das 8h às 17. No Dia D contra a gripe, sábado, os vacinadores estarão a partir das 14h no Centro de Convivência do Idoso; no Shopping, das 10h às 17h, e Pam, das 8h às 17h. Equipe itinerante vai percorrer hospitais e o asilo. A vacina é contra-indicada para quem está com febre acima de 39 graus, dengue ou tem uma rara alergia à proteina do ôvo

A Semana do Idoso também inclui o Dia Nacional da Hipertensão, 26 de abril, com serviços de exames laboratoriais e o cadastramento de hipertensos que hoje no município chega a sete mil pessoas. Uma das atrações é Capoterapia com o mestre Montanha, terapia que utiliza a capoeira para melhorar a qualidade de vida porque reduz os impactos da idade sobre a saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.