VOLTAR

Índios são treinados para atuarem em defesa de seus territórios

A Tribuna-Rio Branco-AC
29 de Abr de 2004

Quartoze índios das etnias nuquinin, caxinauá, maxineri e catuquina participam em Rio Branco, desde ontem, do curso para manejo dos recursos naturais. O objetivo é proporcionar a eles novas opções de sobrevivência, porque, atualmente, a maioria deles sobrevive apenas da caça e da pesca.

Agora, governo do Estado, em parceria com a Comissão Pró-Índio e outras instituições não- governamentais, está capacitando esses índios para que passem a desenvolver atividades de manejo agroflorestal em suas comunidades, como o manejo de culturas orgânicas e animais silvestres, assim como de outros recursos naturais e até articulações políticas para que permaneçam em suas comunidades.

Eles também receberão treinamentos técnicos do Ibama na área de legislação ambiental. O Ibama vai expedir carteiras de fiscais colaboradores, o que permitirá que os próprios índios sejam guardiões de seus territórios. Com isso, eles passarão a ter, inclusive, autonomia para autuarem infratores em suas áreas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.