VOLTAR

Índios são feridos a tiros no sul da Bahia

Site do PT-Brasília-DF
01 de Abr de 2003

Dois índios pataxó hã-hã-hãe, um deles de apenas 15 anos, foram feridos a tiros sábado à noite na localidade de Mundo Novo, município de Pau-Brasil, na Bahia. Antônio Júlio Silva Neto, de 23 anos, e Jurandir Xavier de Oliveira, de 15 anos, dirigiam-se a uma festa de aniversário quando foram atacados no caminho pelo empregado do fazendeiro Jaime do Amor, conhecido como Juraci.

Depois de uma curta discussão, Juraci sacou um revólver calibre 38 e disparou vários tiros contra os índios. Os tiros acertaram pescoço, braços e pernas das vítimas.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a área onde aconteceu o atentado foi retomada pelos índios em 2002. Desde então, a terra tem sido fruto de várias ações judiciais impetradas pelo fazendeiro, que tenta recuperar a posse da terra.

De acordo com os indígenas, as inúmeras derrotas sofridas pelo fazendeiro na Justiça seriam os verdadeiro motivos do atentado. O clima na região é muito tenso. O advogado, Valdir Mesquita, acionou Polícia Federal para garantir a integridade física da comunidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.