VOLTAR

Índios são feitos reféns no nordeste do Pará

Portal Amazônia
19 de Fev de 2008

Cerca de 25 índios são mantidos reféns em uma reserva localizada no Alto Rio Guamá, região nordeste do Pará. No total, são três famílias indígenas que, desde o meio-dia do domingo (17), foram impedidas de sair da aldeia Itahu.

Segundo informações do assessor de imprensa da Funai em Belém, Francisco Potiguara, a Fundação foi avisada no noite do domingo (17) que os indígenas estavam prisioneiros. Ele foi informado de que no início, cerca de 300 supostos colonos participavam da ação; agora são quase 2 mil pessoas.

Segundo Potiguara, a área é demarcada como terra indígena desde 1945 e homologada desde 1993. "Esses colonos criam um clima de conflito e violência e usam os índios para chamar a atenção", diz o assessor.

Na terça-feira (19) um grupo de funcionários da Funai irá até a área para tentar libertar os índios. Equipes da Polícia Federal, Civil e Militar vão acompanhar o grupo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.