VOLTAR

Índios são capacitados

O Liberal - http://www.oliberal.com.br/index.htm
01 de Jul de 2009

Em Jacareacanga, no sudoeste paraense, a aldeia Pólo do Katõ recebeu os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que ensinaram os indígenas da etnia munduruku o manejo na criação de peixes em cativeiro e a criação de aves.

O engenheiro agrônomo Jorge Faro, a técnica social Ana Baima e o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura de Jacareacanga Eduardo Baima fizeram parte da equipe da Emater.

Sobre a criação de aves os indígenas aprenderam como construir galinheiros e escolher a área adequada para criação das aves.

Os indígenas também aprenderam mais sobre alimentação alternativa. \"Nessa cozinha, nada se perde, tudo é aproveitado. Casca, talos, folhas e sementes. Normalmente, o destino destas sobras é o lixo. Pouca gente sabe que, assim, são desperdiçadas toneladas de vitaminas da melhor qualidade. Folhas de abóbora, mangaré de banana e até a casca da banana refogada são armas muito importantes contra a desnutrição\", disse Ana Baima.

Após a capacitação, a Emater implantará dois projetos em Jacareacanga, um de piscicultura e outro de avicultura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.