VOLTAR

Índios são baleados em conflito no Juruá

A Tribuna-Rio Branco-AC
18 de Jun de 2004

Conflito entre índios e brancos na região do Juruá terminou com dois índios baleados e um esfaqueado.
Embora as informações ainda sejam poucas, o coordenador do Cime, em Cruzeiro do Sul, Lindomar Padilha, disse ontem que o confronto teria ocorrido no último e que vinha sendo segurado tanto pela Polícia Federal quanto pelo próprio Cime por falta de informações concretas sobre o ocorrido.

O coordenador confirmou que o conflito ocorreu no município de Mâncio Lima, no Seringal Novo Recreio na região da aldeia dos índios nauas.

De acordo com Lindomar Padilha, o conflito pode ter ocorrido devido ao processo de demarcação das terras dos nauas que acarretará numa possível retirada dos brancos da área. O acusado que reside na região é conhecido por Cosmildo.

"Ele teria atirado nos dois índios e, em seguida, esfaqueado o terceiro", esclareceu o coordenador.
Os três índios já foram removidos para o hospital-geral de Cruzeiro do Sul, onde se encontram em tratamento. Possivelmente, hoje, serão submetidos a cirurgias para a retirada dos chumbos. O que foi esfaqueado tem o estado de saúde não tão grave, mas, mesmo assim, permanece internado.

Outra informação, prestada pelo coordenador do Cime, é que o acusado continua na região do Igarapé Novo Recreio, mas está sendo procurado pela Polícia Federal, atendendo à solicitação da Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.