VOLTAR

Índios reivindicam desarmamento em reserva

Zero Hora-Porto Alegre-RS
02 de Jun de 2004

Grupo que deixou aldeia temendo tiroteios pede eleição

Um grupo de 22 índios da reserva do Ligeiro, em Charrua, no norte do Estado, reuniu-se ontem à tarde, na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Passo Fundo, para pedir o desarmamento na reserva e a realização de novas eleições.

O líder do grupo, Ermínio Franco Reis, 33 anos, relatou ao procurador da República, Juarez Luis Mercante, e ao administrador executivo da Funai, Neri Ribeiro, que a situação na aldeia é tensa:

- O líder está deixando a comunidade em pânico. Eles têm armas e toda noite é bala por todo lado. Saímos por medo e para proteger nossas famílias. Não voltaremos enquanto não forem feitos o desarmamento e as eleições - disse.

Em 23 de maio, quatro índios atiraram em casas em Charrua. O alvo seria um índio expulso da aldeia pelo atual cacique. Depois de presos, os atirados foram resgatados do posto policial por 40 índios armados.

Mercante disse que os pedidos serão analisados. O administrador Ribeiro acredita em uma saída pacífica para o impasse. Para ele, a disputa entre os dois grupos que lutam pelo poder na reserva deverá se acalmar nos próximos dias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.