VOLTAR

Índios recusam pedido de perdão da Igreja

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)
27 de Abr de 2000

Depois de tentarem entrar na solenidade em que apenas uma família foi autorizada, índios de Coroa Vermelha interromperam a realização de uma missa pelos 500 anos do país no momento em que um pedido de perdão da Igreja às populações nativas já havia sido feito. O líder pataxó, Matalauê, gritou no microfone, em resposta, afirmando não perdoar. O líder reivindicou a demarcação imediata das TIs dos cento e cinquenta povos que participaram da Conferência Indígena.

Os bispos D. Franco Maserddotti, presidente do Cimi, D. Thomás Balduíno, da CPT, e D. Heriberto Hermes, não compareceram à missa dos 500 anos e divulgaram uma nota de protesto contra a violência direcionada a índios ocorrida durante as comemorações oficiais do governo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.