VOLTAR

Índios reconstroem maloca próximo à área de quartel

Folha de Boa Vista-RR
02 de Fev de 2002

Como forma de evitar conflitos entre indígenas e demais moradores do município de Uiramutã semelhantes aos que têm ocorrido em Pacaraima, as lideranças da região Raposa/Serra do Sol resolveram comunicar à presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) e Polícia Federal sobre a reconstrução de uma antiga maloca a cinco quilômetros do 6o Pelotão do Exército.
A intenção dos indígenas é manter os órgãos avisados sobre a reconstrução porque a aldeia Kaxiriman fica dentro de uma área de um não-índio, Manoel Rufino. Segundo o documento, os indígenas informam que estão utilizando o espaço que foi reservado àquela comunidade para seu proveito.
"Os índios estão prevendo uma possível reação tanto do posseiro quanto da Polícia Militar, que já foram informados que a Delegacia de Uiramutã solicitou reforço para aquela área", explicou o assessor de imprensa do CIR (Conselho Indígena de Roraima), André Vasconcelos.
No mesmo documento, as lideranças indígenas denunciaram a destruição da casa de retiro da comunidade de Uiramutã, ocorrida em julho do ano passado, o roubo de 30 feixes de palha da comunidade de Willimon e a prisão abusiva do indígena Romualdo, que junto com seu tuxaua, Carlos Clementino, tentou resgatar as palhas roubadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.