VOLTAR

Índios receberão royalties por recurso genético

O Globo, Ciência, p. 39
Autor: Carolina Brígido
11 de Dez de 2002

Índios receberão royalties por recurso genético

O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético vai pagar royalties para comunidades indígenas, União e donos de propriedades que abrigam recursos genéticos animais ou vegetais para pesquisa ou outras finalidades. Os casos serão examinados individualmente pelo conselho, que determinará o percentual de royalties de acordo com a situação. A sede oficial do conselho foi inaugurada ontem, no Ibama.

- As comunidades locais terão um retorno - disse Rinaldo Mancin, secretário-executivo do conselho.

O conselho vai gerir contratos de acesso ao patrimônio genético e autorizar ou não a remessa de material ao exterior. Compõem o colegiado representantes de 19 instituições de pesquisa e setores do governo federal que tratam da questão do patrimônio genético e do conhecimento de populações tradicionais.

O Globo, 11/12/2002, Ciência, p. 39

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.