VOLTAR

Índios recebem garantia que terras que reivindicam não serão ocupadas por empresa de Ratinho

Amigos da Terra-Amazonia.org.br-São Paulo-SP
23 de Set de 2005

Líderes do povo Yawanawa se reúnem com governador do Acre para debater revisão de limites da T.I. Rio Gregório.

No último dia 20, uma comissão formada por oito representantes da tribo Yawanawá teve um encontro com o governador do Acre, Jorge Viana, para tratar do processo de revisão dos limites de sua terra indígena, a T.I. Rio Gregório, e da possível venda de parte das terras a serem incluídas na T.I. para a empresa Tinderacre, de propriedade do apresentador de televisão Carlos Massa, o Ratinho.

O encontro ocorreu depois de uma carta de protesto dos indígenas, divulgada na semana passada pela Organização Yawanawá, instituição não-governamental que agrupa as diversas aldeias da etnia no Acre. A carta criticou duramente a venda das terras, que a organização reivindica como sendo território ancestral e sagrado da comunidade Yawanawá, deixado de fora quando da homologação com perímetros errados da T.I. Rio Gregório, em 1977.

Depois do encontro, a Organização Yawanawá divulgou nova carta aberta, na qual ressalta as garantias recebidas do próprio governador. "Nessa ocasião o governador Jorge Viana assegurou que em nenhum momento permitiu ou irá permitir que nenhuma empresa venha se assentar em qualquer território onde ocorram conflitos com as populações indígenas e seringueiras. O governador ainda se prontificou a apoiar o povo Yawanawa em tudo que se fizer necessário para facilitar e agilizar o processo da revisão de limites de nossas terras", diz a carta. Confira aqui a íntegra da carta.

De acordo com Roberto Smeraldi, diretor de Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, a medida do governo do Acre é louvável. "Logo após as notícias de imprensa, havíamos sugerido ao governador esclarecer ao público a posição do governo estadual. É com satisfação que recebemos as palavras firmes de Jorge Viana, coerentes com o compromisso de seu governo em prol da população indígena. Parabéns ao governador pela transparência e clareza com a qual tratou da questão", afirmou Smeraldi.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.