VOLTAR

Índios recebem cartilha

Correio do Estado-Campo Grande-MS
Autor: Antonio Viegas
10 de Ago de 2003

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funasa-MS), órgão executivo do Ministério da Saúde, estará lançando hoje nas aldeias indígenas de Dourados uma cartilha em português-guarani sobre tuberculose. O material foi desenvolvido após ações na área de prevenção e cura da tuberculose com índios das aldeias Jaguapiru, Bororo e Panambizinho.
A cartilha faz parte do Projeto Em Busca da Saúde, Adeus Tuberculose", realizado em 2001, quando foi realizado um concurso de redação e desenho, sob monitoramento dos diretores e professores das escolas indígenas Tengatuí Marangatu e Escola Municipal Francisco Meirelles. Alguns desses trabalhos, juntamente com a fala técnica e fala popular, construíram esse material, tornando possível a elaboração da cartilha. Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena da Funasa-MS, esse trabalho também contribuiu para a redução do índice de tuberculose nas aldeias da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.