VOLTAR

Índios recebem atendimento do INSS

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
03 de jul de 2003

Os índios da aldeia Santo André, distante 150 quilômetros de Guajará Mirim, cuja população é estimada em 150 indivíduos, estão recebendo a visita de técnicos do INSS e Funai para reconhecimento de direitos previdenciários. Na ocasião são realizadas palestras com a finalidade de difundir a cultura previdenciária dentre os povos da floresta.
A aldeia está localizada às margens do rio Pacaas Novos, dentro da reserva que recebe o mesmo nome. De acordo com a gerente executiva do INSS, em Porto Velho, Regina Russelakis, que acompanhou os trabalhos, esta é a primeira vez que os índios da aldeia Santo André recebem uma visita dessa natureza. Ela garante que muitos deles têm direito a benefícios previdenciários e não tinham conhecimento do fato. Por exemplo, pessoas com mais de 80 anos, com direito a aposentadoria por idade; doentes, com direito ao auxílio-doença, indivíduos acidentados no trabalho tendo assegurado o direito ao benefício de auxílio-doença por acidente de trabalho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.