VOLTAR

Índios querem Fazenda Furnas

Campo Grande News-Campo Grande-MS
06 de Fev de 2003

Os índios terenas da Aldeia Água Azul, em Dois Irmãos do Buriti, negam-se a sair da área que invadiram há quase três anos. O prazo de 15 dias dado pelo juiz federal Odilon de Oliveira, em liminar, para desocupação da Fazenda Furnas das Estrelas, vence segunda-feira. Ontem, os caciques e guerreiros terenas estiveram na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande, pedindo apoio do órgão federal.
O administrador Márcio Justino Marcos afirmou que a Funai e o Ministério Público Federal vão tentar barrar o efeito da liminar, que exige a saída dos terenas.
O representante dos caciques, Ageu Reginaldo, disse ontem que os guerreiros terenas estão dispostos a continuar na área, mesmo sob a ameaça de saírem com a presença da polícia. Em abril de 2000, um grupo de cem índios ocupou um trecho da Fazenda Furnas, alegando ser área indigena.
Em levantamento histórico feito pela Funai, foi provado que a região, englobando 22 propriedades vizinhas, já foi território terena. Ao todo, segundo o levantamento da Funai, são 18 mil hectares que pertencem aos indígenas. Os 2,5 mil terenas da Aldeia Água Azul e seis pequenas aldeias vivem hoje em apenas 2,1 mil hectares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.