VOLTAR

Índios protestam por melhorias na saúde em Governador Valadares

G1 https://g1.globo.com/
07 de Jun de 2018

Cerca de 190 índios protestaram em Governador Valadares na tarde desta quinta-feira (7). Os manifestantes se concentraram em frente ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo (DSEI) e colocaram fogo em uma caminhonete da Secretária Especial de Saúde Indígena. De acordo com o grupo, o ato teve objetivo de reivindicar melhorias na áreas da saúde em aldeias de Minas Gerais e Espírito Santo.

Um dos representantes dos índios tupiniquins, o cacique Toninho, da Aldeia Comboios de Aracruz (ES), afirma que antes de realizarem a manifestação, os representantes indígenas tentaram todo tipo de diálogo com a Funai e com representantes do Ministério da Saúde, mas não tiveram retorno.

Ainda segundo Toninho, caso a direção da atual Secretaria de Saúde Indígena não responda ou dê um posicionamento ás reivindicações, eles permanecerão no local. "Estamos aqui há 11 dias e estamos reivindicando o direito à saúde dos índios do município de Aracruz e de outras cidades que passam por um descaso com a falta de combustíveis e de veículos para a saúde, convênios e outros descasos com nossa população. Já encaminhamos uma pauta com as reivindicações para melhoria do atendimento da saúde em nossas regiões mas ainda não tivemos nenhum retorno", afirma.

Durante o protesto os manifestante também colocaram fogo em pneus, interditando parte da via. A Polícia Militar esteve no local e negociou a liberação da rua com os indígenas.

"Por parte da PM a conversa foi bem transparente e eles demonstraram o manifesto e as reivindicações deles. Eles não demonstraram a necessidade de uso de força. A questão deles é a nível federal e já encaminhamos para os órgãos responsáveis uma notificação para que eles façam uma mediação entre os índios e o Ministério da Saúde. Enquanto a segurança urbana e pública compete a Polícia Militar e através da negociação pedimos a eles que liberassem a via e o veículo será retirado", comenta o tenente da PM, Fausto Machado.

Apesar da liberação da via, até a publicação desta matéria os índicos seguiam com o protesto em frente a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo.

O que diz o Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que está em constante diálogo com as lideranças indígenas para ampliação e qualificação das ações de saúde. Em relação às reivindicações sobre o Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI), disse que representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) se reuniram, em maio deste ano, com as lideranças indígenas da região, onde foi elaborado um plano de providências com ações para melhoria do atendimento de atenção básica de saúde junto ao DSEI que atende a região.

Ainda segundo a nota, na próxima semana, o secretário da Sesai, Marco Antonio Tocollini, participará de uma reunião com representantes do Ministério Público Federal (MPF) para acompanhamento das ações.

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/indios-protestam-e-colocam-fog…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.