VOLTAR

Índios protestam durante cerimônia de posse de deputados no Amazonas

G1 - http://www.g1.globo.com
01 de Fev de 2015

Um grupo de índios fez um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus, para cobrar melhorias na administração de recursos destinados aos povos indígenas no estado. O ato ocorreu momentos antes do início da cerimônia de posse dos 24 deputados estaduais eleitos nas eleições 2014. A ação foi pacífica.

Participaram do protesto índios de seis etnias, entre elas Cocama, Tikunas e Mura.

Os manifestantes também afirmam que há articulação para extinguir a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). "Somos a maior concentração indígena do Brasil, e queremos que nossa secretaria não seja extinta. Precisamos de pessoas interessadas em administrar bem os recursos destinados aos índios e é isso que estamos cobrando hoje", disse o cacique Messias Cocama.

A solenidade de posse teve início às 10h. O grupo de manifestantes foi autorizado a acompanhar a solenidade no auditório da Assembleia.

Do total de parlamentares eleitos no estado, 14 deputados foram reeleitos. Os deputados estaduais empossados neste domingo vão fazer parte da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Está prevista para ocorrer, após a cerimônia, a votação dos membros da Mesa Diretora do biênio 2015/2016.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/02/indios-protestam-durant…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.