VOLTAR

Índios protestam contra Petrobras

JB, Internacional, p. A12
11 de Jul de 2005

Índios protestam contra Petrobras
Exploração em reserva é criticada

Cerca de 120 indígenas huaorani da província equatoriana de Orellana farão um protesto na Presidência da República, amanhã, em Quito contra a Petrobras. José Luis Bedón, porta-voz da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie), informou que os huaorani querem expressar seu descontentamento com as operações da empresa brasileira na fronteira Leste com o Peru.
-A Petrobras está afetando a selva, o Parque Nacional Yasuní (em Orellana), território dos huaorani - disse Bedón, anunciando que a marcha contará com as tribos das províncias andinas de Imbabura (Norte) e Cotopaxi (Sul). - Será entregue uma carta ao presidente Alfredo Palacio.
Há duas semanas, os huaorani anunciaram o rompimento de um acordo que permitia à empresa brasileira operar na região, onde a espanhola Repsol-YPF também explora óleo cru. 0 acordo, segundo os huaorani. contemplava o financiamento de projetos de desenvolvimento social por US$ 200 mil anuais. 0 termo teria sido assinado sem consultas à população.
A ruptura com a Petrobras responde à pressão das mulheres indígenas. Alicia Cahuiya, presidente da Associação de Mulheres Huaorani, diz que os rios junto às comunidades estão contaminados.
- Isto só leva à destruição da floresta, extinção dos animais selvagens e imposição de maus costumes ocidentais como o alcoolismo e a prostituição.

JB, 11/07/2005, Internacional, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.