VOLTAR

Índios preparam mobilização por direitos

A Região-Itabuna-BA
31 de Jan de 2004

no estado em reunião de líderes dos povos indígenas Pataxó, Pataxó Hãhãhãee, Tupinambá de Olivença e Belmonte. A manifestação terá o intuito de exigir a imediata identificação e regularização da situação das terras que lhes foram tiradas.
Os líderes afirmam que os índios passam por sérias dificuldades devido à invasão de suas terras, gerando conflitos permanentes e violentos; ao descaso das autoridades dos poder executivo federal, do legislativo e dos órgãos públicos de assistência, além do preconceito da população.
Para firmar o compromisso de buscar melhorias para o povo indígena, os líderes dos povos indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo se reuniram na Assembléia da Micro-Região Sul e Extremo Sul da Bahia, nos dias 8 a 10 de janeiro, em Itabela/Ba.
Problemas
Do balanço feito em 2003 ficou constatado que o novo governo federal pouco fez para resolver os graves problemas das populações indígenas no Brasil.
Eles disseram que por conta disso a meta de 2004 será de uma luta mais intensa no sentido de conseguir parcerias e somar forças com outras comunidades no intuito de pressionar o governo a cumprir suas promessas.
Os líderes querem o direito de repossuir as terras que foram tiradas e exigem que a Funai agilize a demarcação, pagamento de indenização de benfeitorias.
Eles ainda denunciam a "postura parcial da justiça federal de Ilhéus em favor dos fazendeiros na concessão de liminares de reintegração de posse de interdito proibitório".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.