VOLTAR

Índios Potiguara querem apoio da Funai para desenvolver projetos

Site da Funai
13 de Jun de 2001

O presidente da FUNAI, Glenio da Costa Alvarez, reuniu-se nesta quarta-feira (13), com representantes dos índios Potiguara, que solicitaram assessoramento especializado da Fundação no planejamento e na elaboração de projetos e propostas destinados a melhorar a qualidade de vida dos índios que vivem no estado da Paraíba. No encontro foram tratados assuntos referentes à regularização de terras, ao fomento à pesca, à carcinocultura e agropecuária e outros destinados à sustentação das populações indígenas.
O Administrador Regional da Funai em João Pessoa, Petrônio Machado Cavalcanti Filho, também presente à reunião, explicou que os índios querem a participação da Fundação na oferta de suporte técnico e no acompanhamento das propostas junto à Assembléia Legislativa da Paraíba e demais órgãos estaduais. Durante a audiência, Petrônio Cavalcanti tratou, ainda, de questões fundiárias relativas às Terras Indígenas localizadas no Ceará, que estão jurisdicionadas à AER de João Pessoa.
Participaram da reunião o prefeito reeleito Marcos Antonio dos Santos e o primeiro vereador índio do PT na Paraíba, José Ciríaco Sobrinho, ambos da etnia Potiguara e eleitos pelo Município da Baía da Traição, além do prefeito Gilberto Gomes Barreto, do Município de Marcação, que ocupa parte das Terras Indígenas Monte-Mor, Jacaré de São Domingos e Marcação.
Nas Terras Indígenas da Paraíba vivem cerca de 7.500 índios Potiguara, distribuídos em 23 Aldeias. O Ceará conta com cinco Terras Indígenas reconhecidas, onde vivem 6.500 índios das etnias Tapeba, Tremembé, Pitaguary e Genipapo-Canindé.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.